Receitas Naturais - Saiba as principais diferenças entre cosméticos orgânicos, naturais e veganos.

Estilo de vida voltado para o consumo consciente e respeito à natureza.

Essa é uma nova tendência que defende o uso de cosméticos orgânicos, naturais e veganos.
Muitas pessoas quando tomam decisões mais saudáveis para sua rotina de beleza ficam na dúvida sobre as principais diferenças, qual a melhor opção e como escolher.

Você sabia que 30% dos brasileiros sofrem com algum tipo de alergia e que até 2050, 50% da população mundial poderá apresentar algum tipo de alergia? Você acha que sua família está segura utilizando cosméticos convencionais?

Descubra a seguir essas principais diferenças entre cosméticos orgânicos, naturais e veganos, e como conseguir soluções saudáveis para o seu dia a dia.

 

O que é um cosmético orgânico?
Um cosmético para ser considerado orgânico precisa ter o selo de certificação na embalagem, seguir as normas de certificação, ser formulado com matérias primas orgânicas certificadas e ter uma produção sustentável livre de agrotóxicos. Para receber a certificação ECOCERT COSMOS é necessário ter acima de 95% de ingredientes naturais e 20% de ingredientes orgânicos.

 

Principais vantagens
Por que os cosméticos orgânicos podem ser usados em todos os tipos de pele?
Os cosméticos orgânicos trazem a riqueza da natureza, eles são mais concentrados em ativos naturais e são livres de toxicidades e agrotóxicos. Os ingredientes naturais tem moléculas menores e penetram mais facilmente na pele, atuando nas camadas mais profundas. Por isso, o resultado é muito melhor para pele. Os cosméticos orgânicos agem de forma preventiva. Usando cosméticos orgânicos todos os dias, você sentirá a evolução da sua pele em termos de hidratação, nutrição e luminosidade.

 

O que é selo de certificação de cosméticos orgânicos?
O COSMOS é um referencial europeu que reúne 5 certificadoras internacionais BDHI(Alemanha), ICEA(Itália), ECOCERT (França), COSMEBIO (França), SOIL(Grã-Bretanha). O COSMOS adota os princípios do referencial ECOCERT. O ECOCERT está presente em mais de 80 países, foi o primeiro a desenvolver um referencial para “Cosméticos Naturais e Orgânicos”.
Um produto certificado pelo ECOCERT COSMOS, garante que o produto foi produzido seguindo normas internacionais e são reconhecidos em todos os lugares do mundo.


Importância da Certificação

» Selo de Certificação ECOCERT
É a garantia de que o produto foi produzido seguindo normas internacionais e são livres de agrotóxicos e ingredientes químicos.

» Rastreabilidade
Rastreamento desde a plantação até a fabricação, ou seja, toda a cadeia de produção é certificada.

» Segurança e Confiabilidade
Garantia de que o produto tem plena relação com a sustentabilidade, vêm da agricultura orgânica, o que significa que nenhum pesticida ou fertilizante foi usado e a proteção ambiental foi respeitada. Para sua segurança use cosmético certificado orgânico.

 

Cosméticos Naturais

O que é um cosmético natural?
De acordo com as normas de certificação, para ser considerado NATURAL, um cosmético precisa ter o selo de certificação e deve possuir no mínimo 95% de ingredientes naturais, mas não é necessário ter ingrediente orgânico.

O que é um cosmético à base de ingredientes naturais?
Na maioria dos países, o uso do termo natural não é regulamentado. Então, basicamente, você pode afirmar que qualquer produto é natural, mesmo que esteja longe de ser. O segredo é ler o rótulo para saber sobre os ingredientes. Importante a empresa ser transparente e declarar claramente os ingredientes no rótulo. 

 

Cosméticos Veganos

O que é um cosmético Vegano?
Um cosmético para ser considerado VEGANO precisa atender duas condições:

» Não ser testado em animais.
» Não utilizar ingrediente de origem animal.

A lei brasileira não permite testes em animais, portanto a primeira condição já é obrigatória para todas as empresas.
Um cosmético vegano pode ter diversos ingredientes químicos e ser vegano, portanto não precisa ser natural ou orgânico. Pode ser totalmente sintético e ser vegano.

NEM TODO PRODUTO NATURAL É VEGANO.
NEM TODO PRODUTO VEGANO É NATURAL.
NEM TODO PRODUTO ORGÂNICO É VEGANO.

» ‘VEGANO’ quer dizer que o produto não possui ingredientes de origem animal em sua formulação.
» Cruelty-free quer dizer que não realiza testes em animais.

 

GREENWASH

O que é Greenwash?
É um termo utilizado em diversos países para mostrar que o marketing verde utilizado por muitas empresas não é verdadeiro, ou seja, é mais um discurso para vender a sustentabilidade, a saúde e a beleza natural, sem carregar esses conceitos em toda a sua cadeia produtiva. Como a legislação brasileira não determina nenhuma diretriz sobre quantidade mínima de ingredientes naturais, nem faz restrições aos sintéticos, cada empresa opta por produzir do seu jeito e colocar o termo natural na embalagem. O importante é ler o rótulo para se certificar que não tem ingredientes prejudiciais.

 

INGREDIENTES QUE DEVEM SER EVITADOS

Principais Ingredientes que não devem conter nos cosméticos naturais e orgânicos
Parabenos, Petrolatos, Triclosan, Metais pesados, Óleo mineral, PEGs, Imidazolidinyl Urea, Polímeros, Formol, Trietanolamina, Corantes artificiais, Lauril Éter Sulfato de Sódio, BHT, EDTA, Silicone.

 

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DOS COSMÉTICOS DA ARTE DOS AROMAS

1) Biocosméticos Alta concentração de ativos
2) Formula Vegetal Absorção mais rápida pela pele
3) Respeito ao meio ambiente
4) Não deixa resíduos
5) Embalagem reciclável
6) Todos os tipos de pele
7) Mantêm os benefícios originais da planta
8) Livres de toxicidades

 

» Biocosméticos
Os cosméticos orgânicos da Arte dos Aromas são considerados Biocosméticos por possuírem alta concentração de ativos naturais e orgânicos.

» Vegano
Todos nossos produtos são Veganos, ou seja, não contêm ingredientes de origem animal e não são testados em animais.

» ECOCERT COSMOS
Possuímos uma linha de produtos com certificação ECOCERT COSMOS. Nossos cosméticos são orgânicos em todos os lugares do mundo.

» Fórmula vegetal
Promove uma absorção mais rápida pela pele, mantêm todos os benefícios originais da planta.

» Livres de toxicidades
Não contêm parabenos, sulfatos, óleo mineral, silicone, polímeros, trietanolamina, corantes artificiais, formol, entre outros ingredientes petroquímicos.

» Segurança
Utilizamos um processo de produção seguro para saúde e para o meio ambiente. Até o material de limpeza dos equipamentos são certificados.

» Inovação
Investimos bastante em inovação, conhecimento, pesquisa e desenvolvimento, porque acreditamos que o primeiro passo para oferecer um produto de qualidade é entender do que está falando. E disso, nós entendemos, pois fabricamos nossos cosméticos há 19 anos e somos certificados há mais de 10 anos.

» Experiência
Possuímos fábrica própria, com todo controle de produção, e nossa equipe técnica conta com profissionais experientes que atuam há mais de 15 anos na produção e certificação de cosméticos orgânicos.

 


 

As informações, conteúdos e descrições de produtos contidos neste eBook são apenas para fins de referência. Não se destinam, nem substituem conselho dado por um médico, farmacêutico ou outro serviço de saúde profissional. Nenhuma dessas informações devem ser utilizadas para tratar problemas de saúde ou para fazer um autodiagnóstico. Informações e declarações neste eBook foram baseadas em literaturas, conhecimentos e experências práticas da empresa Arte dos Aromas.

A Arte dos Aromas é uma empresa que se diferencia por produzir cosméticos orgânicos certificados e também por ajudar seus clientes fornecendo gratuitamente conteúdo de qualidade, além de estimular o consumo consciente e práticas de sustentabilidade.

Possuímos vários materiais educativos gratuitos e sempre temos algum artigo interessante no blog da Arte dos Aromas.

Pague com
  • Pagar.me
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

Arte dos Aromas Ind e com Ltda - CNPJ: 00.005.459/0001-88 © Todos os direitos reservados. 2020