Aromaterapia - Aromaterapia no Dia a Dia

Como utilizar Aromaterapia no seu dia a dia.
Saiba como utilizar os óleos essenciais para melhorar sua saúde e bem estar.


Introdução à Aromaterapia

» O que é Aromaterapia
A Aromaterapia é uma terapia natural que utiliza os óleos essenciais obtidos de partes das plantas como flores, folhas, frutos, raízes e sementes. É a união entre ciência da natureza e a arte na busca dos equilíbrios físico, emocional, mental e energético, para as pessoas e os ambientes.

» O que são os óleos essenciais?
Os óleos essenciais são substâncias altamente aromáticas que ocorrem naturalmente nas plantas. São obtidos principalmente pela destilação de flores e folhas. Possuem propriedades terapêuticas que ajudam a relaxar, equilibrar as emoções e ativar a mente. Eles carregam a força da natureza, transformando em benefícios para corpo e a mente.

» Como atuam os óleos essenciais

Pele e sistema respiratório
Os óleos essenciais penetram em nosso organismo através de várias vias, entre elas: sistema respiratório (inalação) e pele. Após 20 minutos da aplicação, eles migram através da pele e entram na circulação sanguínea. Os óleos essenciais por serem puros e concentrados devem ser sempre diluídos numa base carreadora, como um creme neutro ou óleo vegetal.

Através de décadas de pesquisa, os cientistas identificaram centenas de componentes químicos que ocorrem naturalmente no óleo essencial, e aprenderam quais as suas propriedades e o que cada um deles podem fazer. Alguns são relaxantes, refrescantes, bactericidas, outros sedativos, e antidepressivos. Esses componentes químicos naturais contribuem para as propriedades gerais dos óleos essenciais.

 

Os cheiros e as emoções

Os óleos essenciais também influenciam os níveis emocionais das pessoas. Ao inalar determinados óleos, eles exercem reações emocionais no indivíduo. Exemplo: Sabemos que o óleo essencial de Lavanda possui propriedades que acalmam o corpo, mas também sabemos que o cheiro por si só pode ser emocionalmente reconfortante e calmante.

Os indivíduos reagem aos cheiros de muitas maneiras diferentes. Eles podem trazer uma lembrança da infância, de um lugar ou momento, podendo ser uma lembrança boa ou ruim. Se precisar utilizar algum óleo que Neste caso, o poder olfativo do seu óleo preferido vai sobrepor algum óleo que você não gosta, mas precisa estar presente na formulação.

 

Formas de utilização

Os óleos essenciais podem ser utilizados para massagens, aromatização de ambientes, perfume natural, cremes, loções, shampoos, entre outras formas. Vejamos abaixo como utilizá-los na prática.

» Aromatização de ambientes
- Utilizar na forma de spray adicionando 20 gotas de óleo essencial numa base de 100 ml de álcool extra neutro e 10 ml de água.
- No aromatizador de tomada colocar um pouco de água e acrescentar 10 gotas de óleo essencial.
- Vaporizador/umidificador, para cada litro de água colocar até 15 gotas de óleo essencial.

» Banhos
Adicionar até 20 gotas de óleo essencial em uma frasco de 250ml de sabonete líquido de camomila da Arte dos Aromas. Por ser uma sabonete neutro ele pode servir de base para misturar óleos essenciais.

» Escalda-pés
Adicionar 3 gotas de óleo essencial em 1 colher de sopa de sabonete líquido camomila e despejar no balde ou mini ofurô.

» Shampoo
Em um frasco de 250ml de shampoo neutro, acrescentar até 20 gotas de óleo essencial.

» Massagem
Para cada 30g (3 colheres de sopa) de creme base ou 30ml de óleo vegetal, acrescentar de 5 a 8 gotas de óleo essencial.

 

7 óleos essenciais que não podem faltar na sua casa

Por onde começar
Todo aromaterapeuta tem uma coleção de óleos essenciais. Você não precisa de dezenas de óleos para começar.
Para inicar sua experiência adicione os sete óleos essenciais mais recomendados para se ter em casa.

DICA: Cuidado com óleo essencial muito perfumado e de baixo custo. Eles podem ser essências sintéticas e muitas vezes podem causar irritação na pele e reações alérgicas. As essências tem como objetivo despertar a atenção através do cheiro, mas não trazem benefícios terapêuticos (realxantes, equilibrantes) como o óleo essencial puro e natural.

Um bom kit inicial de óleos essenciais inclui:
- Lavanda (Lavandula angustifolia)
- Limão Siciliano (Citrus medica limonum)
- Capim Limão (Cymbopogon citratus)
- Laranja Doce (Citrus aurantium)
- Hortelã Pimenta (Mentha piperita)
- Alecrim (Rosmarinus officinalis)
- Tea Tree (Melaleuca alternifolia)
- Eucalipto globulus (Eucalyptus globulus)

 

» Lavanda (Lavandula angustifolia)
Há muito tempo que essa flor de pétalas azuladas ganhou popularidade, e seu óleo essencial é um dos mais vendidos no mundo. Por sua propriedade relaxante, ela se faz presente em sinergias de bem estar. Pode ser aplicado algumas gotas no travesseiro para uma noite de sono tranquilo.

Muitos não sabem, que este óleo essencial deveria ser um item essencial no estojo de primeiros socorros para se ter em casa, por ser ansiolítico, relaxante e sedativo. Também pode ser utilizado para alívio de picadas de insetos, queimaduras e dermatites de contato.

» Tea Tree (Melaleuca alternifolia)
Este óleo tem vários benefícios, principalmente para cuidar da pele. Por ser adstringente e bactericida, ajuda a cuidar da pele com acne , dermatite, sendo muito utilizado em tratamentos estéticos.

» Limão Siciliano (Citrus medica limonum)
A natureza e a vida são as nossas verdades mais concretas, assim como a saúde e a cura nos dão força física para viver. O limão cura pela desintoxicação e purificação. Tem propriedade bactericida. Por ser um óleo cítrico deve ser usado com cuidado sobre a pele, pois pode causar irritação. Evitar exposição ao sol.

» Eucalipto Globulus (Eucalyptus globulus)
Um óleo essencial que não pode faltar em casa. Tem cheiro agradável e suave aroma adocicado. Ajuda a descongestionar as vias respiratórias, tem propriedade bactericida e descongestiona as vias nasais durante a gripe, resfriado e tosse alérgica.

» Capim Limão/Lemongrass (Cymbopogon citratus)
Se a ansiedade e agitação dominarem a mente, procure pelo óleo essencial de Capim Limão. Imagine aromatizar a casa com este óleo essencial e deixar a sua família calma, tranquila e protegida. Este óleo também atua como um repelente de insetos.

» Laranja Doce (Citrus aurantium)
Um óleo essencial que traz a alegria, atua no equilíbrio das emoções e estimula o intelecto. O simples fato de cheirar o agradável e suave aroma adocicado do óleo de laranja ajuda a aliviar a ansiedade e a tristeza.

» Alecrim (Rosmarinus officinalis)
Nessa vida agitada e cheia de tecnologia, muitas vezes nos dispersamos das nossas atividades sem perceber. O óleo de alecrim ajuda a melhorar o foco e a concentração. É um potente antioxidante natural. Excelente óleo para tonificar a pele e também é muito utilizado para ativar circulação do couro cabeludo, ajudando a combater a queda de cabelo.

 



As informações, conteúdos e descrições de produtos contidos neste e-Book são apenas para fins de referência. Não se destinam, nem substituem conselho dado por um médico, farmacêutico ou outro serviço de saúde profissional. Nenhuma dessas informações devem ser utilizadas para tratar problemas de saúde ou para fazer um autodiagnóstico. Informações e declarações neste e-Book foram baseadas em literaturas, conhecimentos e experências práticas da empresa Arte dos Aromas.

A Arte dos Aromas é uma empresa que se diferencia por produzir cosméticos orgânicos certificados e também por ajudar seus clientes fornecendo gratuitamente conteúdo de qualidade, além de estimular o consumo consciente e práticas de sustentabilidade.

Possuímos vários materiais educativos gratuitos e sempre temos algum artigo interessante no blog da Arte dos Aromas.

Pague com
  • Pagar.me
  • Mercado Pago
  • PagSeguro
Selos

Arte dos Aromas Ind e com Ltda - CNPJ: 00.005.459/0001-88 © Todos os direitos reservados. 2020